quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Peso da Maturidade

Estive, nesta semana, pregando aos adolescentes da minha igreja, e algo me chamou muito a atenção.
A fase da adolescência é uma fase de transição, os adolescentes sofrem muito, pois estão passando da fase de criança para a juventude, não só em termos físicos e hormonais, mas também nos sentimentos, gostos e escolhas. É uma fase de afirmação em que o adolescente busca mostrar aos pais, irmãos, professores e pastores que está crescendo e amadurecendo e que já não é mais aquela criança que há um ano atrás brincava com suas bonecas e carrinhos. Enfim, não quero aqui expressar sobre os adolescentes deixarei isso para uma nova postagem. Quero aqui mostrar algo que percebi nesta busca em afirmar que já está maduro o suficiente, o que percebi é que muitos de nós não estamos conscientes da tamanha responsabilidade de estar amadurecidos, não só na nossa vida material, mas também na vida espiritual. Deparei-me com um texto bíblico em Amós capítulo 8 e versículo 1 e 2, em que o profeta Amós se depara com a visão de um cesto de frutas maduras e Deus lhe dá a interpretação de que aquele cesto de frutas maduras é a nação de Israel que já está madura o suficiente para enfrentar um castigo maior.Uma criança geralmente paga pelos seus erros com um castigo a altura de sua idade, quando ainda pequeno fica trancada em seu quarto; quando mais adolescente os pais costumam cortar os vídeos-game ou a internet e por aí vai; mas quando chegamos a fase adulta percebemos que o preço que pagamos por nossas falhas começa a aumentar, se você falha no seu emprego você corre o risco de perde-lo e por aí adiante.
Enquanto vejo muita gente querendo lutar e provar que estão prontos para enfrentar novos desafios e responsabilidades, noto que esquecem que o peso do erro é muito maior. Após ler Amós, fui levado ao texto de Jeremias no capítulo 19 e verso de número 11 em que Deus fala a Jeremias que seria impossível um vaso depois de estar pronto ser refeito. Diferente do texto que encontramos no capítulo 18 em que Deus mostra um vaso ainda nas mãos do oleiro, neste texto encontramos o vaso já forjado no fogo, pronto para uso, este se for quebrado não há mais como ser reconstruído.
Portanto, precisamos estar cientes que devemos estar sempre prontos a sermos remodelados pelo nosso Oleiro, muito melhor que cairmos na soberba de achar que não precisamos mais passar na olaria para melhorar alguma área da nossa vida. Pense você está maduro o suficiente para arcar não só com a responsabilidade, mas também de arcar com a conseqüência da falha? Você se acha tão maduro que não precisa mais ser remodelado e refeito? Cuidado, o vaso depois de pronto se necessário ser quebrado jamais será reconstruído!

Nenhum comentário:

Postar um comentário